Empreendedor em qualquer tempo
Ontem, 21/6, eu tive a honra de ancorar o talk show de lançamento do novo livro do empresário e empreendedor serial Carlos Wizard, Do Zero ao Milhão, a convite do departamento de marketing da Fnac Brasil. Confesso que apesar de já ter conversado com o empresário em outras ocasiões, especialmente em eventos, me surpreendi com sua trajetória de vida e a forma como ele construiu, passo a passo, seu sucesso.
Filho de um caminhoneiro e de uma dona de casa, Wizard precisou de apenas 20 anos para ingressar na seleta lista dos bilionários brasileiros, desde que chegou à idade adulta. Um tempo relativamente curto para quem saiu do nada. Segundo ele, o sucesso, de fato, está ligado à compreensão sobre a forma correta de lidar com o dinheiro. Afinal, ganhá-lo pode ser até relativamente fácil. Contudo, mantê-lo em nossas mãos e fazê-lo crescer é outra história.
O conselho deste grande brasileiro, que fez fortuna com uma rede de escolas de idioma e de informática, é bem simples: gaste sempre menos do que você ganha. Parece trivial. Mas não é. O brasileiro médio considera normal viver além de suas posses. Aí, entra no cheque especial, no rotativo do cartão de crédito, no empréstimo para pagar o outro empréstimo e no gasto por impulso em coisas que vão gerar mais arrependimento do que prazer. Você se reconheceu neste rodamoinho?
Em seu livro, Wizard mistura um pouco de auto ajuda e um guia de como chegar lá. Pode ser que, a princípio, possa parecer loucura imaginar que quem vive com um orçamento apertado, hoje, pode, em duas décadas, se tornar um bilionário. Especialmente num país que vive de crise em crise.
Pode ser. Mas até os 25 anos, Wizard era um péssimo aluno, não gostava de estudar e ganhava apenas um salário mínimo por mês!